quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Jacques-Germain Soufflot foi um arquiteto francês, iniciador do estilo arquitetônico do Neoclassicismo. O seu trabalho mais conhecido é, sem dúvida, o Panteão de Paris, inicialmente construído como uma igreja dedicada a Santa Genoveva. Soufflot nasceu na França. Na adolescência, entrou para a Academia Francesa onde os jovens estudantes se tornariam na primeira geração de criativos pleanamente neoclássicos. Ficou na Itália por uns anos. Quando voltou a França, onde projetou o Hôtel-Dieu, em frente do rio, de base quadrada, que marca o local onde se situava uma capela, inserida no projeto, para a qual convergem as outras salas do edifício. A Bolsa de Lyon, é outro dos seus projetos. O Panteão é a sua obra mais famosa, ainda que o Hotel Marigny, construído para o seu jovem patrono, seja considerado mais representativo do gosto pessoal deste arquiteto.

Hôtel-Dieu

Panteão

Jacques-Louis David é considerado um dos principais pintores neoclássicos, bastante prestigiado pelo governo após a revolução francesa, realizando trabalhos como desenhos de trajes e cenários para eventos oficiais. David era ainda membro de uma academia, que de uma maneira simples representou heroicamente a morte de um amigo de David, assassinado por Charlotte Corday, é considerada uma de suas melhores obras. Entretanto, obras como “Coroação de Napoleão e Josefina”, já extrapolam o gosto neoclássico e a austeridade que marcam trabalhos anteriores. Suas obras eram marcadas principalmente pelo domínio técnico, precisão e clareza. Tinha profunda admiração pela antiguidade clássica e pelo trabalho de seu mestre, David. “A Banhista”, é um bom exemplo de seu trabalho, com suas formas, contornos, textura e composição simples demonstrando alto domínio técnico ao representar uma mulher nua sentada numa cama. Antonio Canova foi bastante ativo em defender os ideais neoclássicos, mas suas obras, apesar serem consideradas efetivamente pertencentes à escola, não exercem a mesma atração que as pinturas do período. Karl Gotthard Langhans Na arquitetura neoclássica alemã, destaca-se Karl Gotthard Langhans e seu Portão Brandemburgo, um tipo de arco do triunfo em Berlim. No estilo neoclássico no projeto de Karl Gotthard Langhans, o Brandemburgo possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a estátua da Deusa da paz em uma biga puxada por quatro cavalos. Originalmente, a estátua estava com sua frente voltada para a parte oeste de Berlim, mas fizeram a inversão ficando sua face voltada para leste. Poucas são as pessoas que sabem, mas na realidade as portas de Brandenburgo foram construídas sobre outras portas. Atualmente existem as portas, elas foram construídas nessa época, para servir como uma das entradas para a cidade.

Portão de Brandemburgo à noite.

Portão de Brandemburgo em maio de 2008.

Fontes: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/neoclassicismo/neoclassicismo-7.php http://www.coladaweb.com/artes/neoclassicismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Portão_de_Brandemburgo http://www.wayfaring.info/wp-content/uploads/2008/04/hotel-dieu-beaune.jpg

Lika Oyama 5E nº17