segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Obras de Henri Matisse

Postado por Luiza, nº 20
Fonte: http:www.google.com/

Obras de Henri Matisse

Henri Matisse

Henri Matisse
Henri Émile Benoît Matisse (Le Cateau Cambrésis 31 de dezembro de 1869 -Cimeiez 3 de novembro )foi um pintor , desenhista e também escultor francês do Fauvismo (Um movimento artistico nascido em Paris por volte do ano de 1905 ).
Henri Matisse era um escriturário , que ao descobrir a felicidade que lhe dava prática da pintura durante uma convalescencia na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas ( em uma época que ele tinha cerca de 20 anos) . Depois de um tempo inscreveu-se em um curso de desenho na escola Maurice Quention Delatour e começou a participar no estudio do mestre Duconseil.
A partir de 1890 Matisse abandonou o direito para dedicar-se a sua vocação artística , e , em 1891, estabeleceu-se em Paris onde depois de ser admitido na escola dês Beaux-Arts em 1895 ,passou a frequentar o atelier de Gustave Moreau .
Neste momento encontrou com Georges Rouault , Albert Marquet e teve oportunidade de visitar as exposições de Corot e Cézanne.
Sua primeira expsição ocorreu em 1904 em Ambroise Vollard ,porem não obteve muito sucesso. No ano seguinte juntamente com o grupo expôs no salão de Paris desta vez o grupo foi reconhecido como fauves e Matisse como líder . Entre tanto Matisse conseguiu sua reputação internacional , exibindo em Paris e na Alemanha .
Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção de estudantes de cosmopolita e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas . Desde 1904 uma parte de cada ano no sul em Saint Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos .
Depois de 1916 , passou a maioria dos invernos em Nice .
Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas , sofreu algumas influências deste grupo . Entre 1913 e 1917 sua pintura era um pouco austera , com linhas retas e formar geométricas .
Depois seu estilo de pintar ficou mais solto , figuras femininas e o interior foram seus principais temas trabalhados em estilo livre e cores decorativas .
Sua excultura era uma extensão de sua pintura , sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente .Em alguns trabalhos ele explorava aspectos estruturais do corpo com um exeto exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma .
Ele como outros artistas do movimento rejeitava a luminosidade impressionista , e usava a cor como fator principal da pintura , levando-a às ultima consequencias .
Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens .Foi considerado o artista do século em que viveu .Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos , usava formas curvas e cores variadas .Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura " .
Matisse começou com cores vibrantes e depois voltou-se para Cezanne , admirou o tipo de pintura dele .
Henri Matisse pensava que os artistas tinha que ter olhos de criança , para sempre olhar tudo como se fosse a primeira vez.
Postado por Luiza, nº 20 .