A Pintura do Egipto antigo significou o ressurgimento da pintura,muitos anos após às Pinturas Rupestres.Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e escultura,por isso muitas das pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas .
É uma pintura essencialmente simbólica,que segue rígidos padrões,como a Lei da Frontalidade,que determina o tronco da pessoa ser representado sempre de frente,enquanto sua cabeça,suas pernas e seus pés são, vistos de perfil.Há também a ausência de três dimensões,ignorância na profundidade e a cor é aplicada em manchas uniformes.
Quanto a hierarquia na pintura:eram representadas maiores as pessoas com maior importância no reino,ou seja,nesta ordem de grandeza:o rei,a mulher do rei,o sarcedote, os soldados e o povo.As figuras femininas eram pintadas em ocre,enquanto as masculinas pintadas de vermelho.
No Antigo Egito a pintura aplica-se a espaços arqitetônicos,especialmente aqueles relacionados com o culto dos mortos,como túmulos de faraós.Porém os mais ricos possuiam murais em casa,elaborados em estilos de alta textura.
Existem pinturas encontradas em papiros e juntamente com hieroglifos.Os rolos de papiros têm como peça fundamental os Livros dos Mortos,ricamente decorados,onde continham instruções para se guiarem depois da morte e eram colocados junto ao defunto,no interior da tumba.
A matéria prima da pintura egípcia era uma cola fabricada com cores minerais aplicada sobre uma camada de gesso branco que cobre a parede.Usa tintas planas,sem matizações,durante o Império Antigo(sobre 2700-2600 a.C) e Médio(2060-1786 a.C),e só com a XVIII dinastia(1560-1309 a.C)começa-se a introduzir o uso dos meios tons,numa época que se torna visível certa tendência ao prociosismo.
O máximo da pintura Egípcia foi durante o Império Novo,em especial com a XVIII dinastia.Nessa época encontramos uma certa delicadeza e distensão que faltavam anteriormente.As figuras tornam-se mais estilizadas,os artistas procuram refletir o movimento e,ao mesmo tempo que se entregam a uma variedade temática,tentam exibir com preciosimo o espetáculo da natureza.
Pinturas
Pintura na Tumba de Nefertari.
Outra Pintura de Nefertari
Pintura Egípcia da tumba de Ramose,ministro de dois faraós da XVIII Dinastia.Uma procissão funerária de mulheres lamentosas.Nessa pintura,as mulheres são bidimensionais e esquemáticas,mas os gestos angustiados vibram com o pesar.
Essa Pintura refere-se aos Gansos de Medum,três majestosas aves.Os Gansos foram pintados a mais de dois mil anos antes de Cristo.Essa obra é encontrada na Tumba de Nefermaat e sua esposa Itet.Nefermaat foi filho de Snefru,o primeiro faraó daIV Dinastia.
Caça a aves selvagens.Encontra-se em Tebas na Tumba de um nobre .O nobre está de pé em seu barco,segurando na mão direita três aves que acabou de abater e na esquerda um bumerangue.É acompanhado pela esposa que segura um buquê e usa um traje complexo,com um cone perfumado na cabeça.Entre as pernaas de Nebamum,acocora-se sua filha,a pequena figura que apanha na água uma flor de lótus(a composição é um exemplo de como se convencionava determinar as dimensões das figuras conforme a hierarquia familiar e social).Na origem,essa pintura era parte de uma obra maior,que também incluía uma cena de pesca.
Viagem de um morto ao além.
Essa é uma foto da Tumba de Tutancâmon.No centro enconta-se seu sarcófago e a sua volta,as pinturas na parede.A múmia de Tutancâmon estava protegida por três sarcófagos,um dentro do outro:um de madeira dourada,outro de madeira dourada e com incrustações de pedras preciosas,e o terceiro em ouro maciço com aplicações de lápis azuli,coralinas e turquesas que guardavam o corpo do faraó.
Um guia para almas.Nessa pintura de uma tumba feita por volta de 1300a.C.,o deus com cabeça de cachorro,Anúbis,é mostrado debruçando-se sobre uma múmia.Acreditava-seque ele era um guia para as almas durante sua viagem atavés do reino dos mortos.
A pesagem da alma ou do coração:um tema comum na pintura egípcia.Neste caso à esquerda, vemos a deusa Maat e, à direita, Osíris.
Neste papiro,encontrado no Livro dos Mortos,vemos Anúbis, um deus ligado à morte, trazendo pela mão Hunefer.Ao centro, Anúbis verifica o equilíbrio da balança, numa referência à pesagem do coração do morto.É o deus Toth(da sabedoria) quem registra o resultado.Observe que tanto Anúbis como Toth são representados com cabeça de animal.
Prova Valiosa.Uma pintura de parede de tumba de Sennedjem, que viveu por volta de 1300 a.C., mostrando-o com sua esposa Iynefert, muito ocupado após a morte.Acima deles, o deus Hórus, com cabeça de falcão, segura o ankh, símbolo da vida eterna.Pinturas como essa mostram as técnicas de cultivo e detalhes da crença religiosa dos antigos egípcios.
Cena do túmulo de Djehutihotpe, em Deir el-Bersha.Fica na parede oeste da câmara interior.Mostra o transporte de uma estátua colossal das pedreiras de alabastro de Hatnub.
Essa pintura mostra tocadoras de instrumentos e dançarinas da 18 Dinastia.
Curiosidade
As cores das pinturas egípcias eram elaboradas da seguinte forma:
O preto era usado para fazera pintura a partir do Carvão de madeira ou Pirolusite(é um óxido de manganésio do deserto do Sinai).
O Branco era usado para fazer a pintura a partir do Cal Ou Gesso.
O Vermelho era usado para fazer a pintura a partir do Ocre.
O Amarelo eles usavam o Óxido de ferro hidratado(limonite).
O Verde era feito através do malaquite de sinai.
O Azul era elaborado a partir do Azurite(Carbonatode Cobre)ou Óxido de Cobalto.
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-egipcia/imagens/egito10.jpg
MACDONALD,Fiona.Egípcios antigos-São Paulo:Moderna,1996
FUNARI,Raquel dos Santos.O Egito dos faraós e sacerdotes_São Paulo:Atual,2001.
BAINES,J. e MÁLEK,J.O mundo egípcio:deuses,templos e faraós.Madrid:Edições del Prado,1996.Volume 1.
BAINES,J. e MÁLEK,J.O mundo egípcio:deuses,templos e faraós.Madrid:Edições del Prado,1996.Volume 2.
